teste studiioR odin

Escritor jaruense conclui livro com a história de Jaru e Região e obra começa a ser editada na próxima semana

18 de Novembro de 2021 Fonte::

Livro vai apresentar importantes detalhes da história de quatro municípios da região central do Estado, sendo eles, Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari.

Elias Gonçalves Pereira, escritor jaruense.

Em nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (18), o escritor jaruense Elias Gonçalves Pereira informou que o seu quinto livro, denominado como “A Biografia dos Distritos de Jaru”, foi concluído e agora está nas mãos de uma editora de Cacoal que será a responsável por produzir a obra. O envio foi feito eletronicamente na manhã desta quinta-feira e já está com a equipe de profissionais da Priint Impressões Inteligentes, uma das empresas mais conceituadas do interior do Estado no que se refere à produção literária.

Aguardado com muita expectativa em Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari, a produção vai apresentar importantes detalhes da história de quatro municípios da região central do Estado, o que, em termos percentuais, contemplará 7,69% do Estado de Rondônia.

Elias Gonçalves informou que, conforme prevê o cronograma de trabalho da empresa responsável pela obra, a diagramação deve ficar pronta em até duas ou três semanas. Entretanto, segundo ressaltou, o livro será lançado apenas em 2022, quando, possivelmente, a pandemia de Covid-19 estará em uma situação mais controlada e com isso haveria a possibilidade de muitas pessoas marcarem presença na cerimônia sem estarem receosas de possíveis contaminações pelo coronavírus.

O escritor explicou que, em se tratando dos atuais distritos de Jaru – Bom Jesus, Santa Cruz da Serra e Tarilândia – e do subdistrito de Jaruaru, a obra vai apresentar um detalhado estudo nos seguintes campos: história, política, economia, cultura, divisões territoriais, religiosidade, educação, esporte, hidrografia, entre outros temas. Quanto aos Nuares de Theobroma, Pedra Branca (hoje Governador Jorge Teixeira) e Colina Verde, além do Povoado Capitão Silvio (hoje município de Vale do Anari), Elias Gonçalves declarou que “A Biografia dos Distritos de Jaru” vai detalhar os principais acontecimentos relacionados ao período em que esses locais fizeram parte do município de Jaru.

Entretanto, conforme narrou o escritor, o livro conta com uma segunda parte tão importante quanto a primeira. Trata-se de um capítulo especial com a história dos símbolos municipais (Brasão, Bandeira e Hino), dos municípios de Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari. O material foi produzido após uma profunda pesquisa regional que tem como foco a valorização histórica dos municípios rondonienses que, pela grandiosidade construída ao longo dos anos, precisam que a história seja colocada no papel, garantindo assim o devido o acesso a um material confiável, atualizado e digno de credibilidade.

O livro “A Biografia dos Distritos de Jaru” vai alçar ao protagonismo os atuais de distritos de Jaru desde o início do povoamento até ao ano de 2021. Além disso, a região hoje abrangida por Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari terá uma ampla abordagem no período em que fizeram parte do espaço territorial jaruense.

Durante a produção da obra, o escritor afirma que procurou as administrações dos quatros municípios destacados em seu livro para apresentar os tópicos que estavam em processo de escrita, mas, quanto ao Poder Executivo, foi recebido apenas pelas prefeituras de Governador Jorge Teixeira, Theobroma e Vale do Anari. Ambas foram unânimes em destacar o quanto é importante levar ao conhecimento da sociedade informações relacionadas aos seus respectivos municípios e parabenizaram o escritor pela brilhante iniciativa.

 

Por: Assessoria

RESTAURANTE PAULISTA
Comentarios