Comissão de Educação e Cultura realiza a primeira reunião do ano

19 de Fevereiro de 2020 Fonte::

Deputados aprovam o convite ao secretário da Seduc, para explicar a tentativa de retirada de livros das escolas.

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta quarta-feira (19), para a primeira reunião do ano, no plenarinho 01, sob a presidência do deputado Lazinho da Fetagro (PT), com as presenças dos deputados Adelino Follador (DEM) e Ismael Crispin (PSB). 

Na abertura, o presidente ressaltou o trabalho da Comissão, em 2019, que chamou a atenção de instituições e da sociedade. “Que em 2020 possamos seguir trabalhando com a mesma responsabilidade, sugerindo ações e acompanhando o desenvolvimento da educação em Rondônia”, disse. 

Lazinho da Fetagro propôs que seja debatido o modelo de mediação tecnológica, para que seja respeitado a realidade vivida pelos alunos do meio rural. “É preciso respeitar e valorizar a realidade vivenciada pelas comunidades rurais, o que não tem acontecido, infelizmente”. 

O deputado Adelino reforçou que ainda há uma necessidade de melhoria em equipamentos e na internet, para consolidar a mediação tecnológica. Ele citou ainda o transporte escolar como um desafio a ser enfrentado. “Os municípios estão sofrendo e precisam desse apoio, para garantir o transporte dos alunos”. 

Follador lamentou que o Governo não tenha dado o devido respaldo ao trabalho parlamentar, apontando o projeto de sua autoria, que estabelece a educação financeira nas escolas estaduais, que foi implantado, sem dar o devido crédito a sua iniciativa. 

Já o deputado Crispn disse que “me preocupa a ‘burocracia’ em relação aos servidores da educação, no momento em que buscam acessar a sua aposentadoria, com uma espera enorme. Outra preocupação muito forte é a questão do abandono das escolas, com a maioria precisando de reparos e melhorias”, disse Crispin. 

O parlamentar citou ainda o desafio de se fazer uma melhor educação indígena. “Na aldeia Baía das Onças, em Guajará-Mirim, os alunos precisam se mudar para a cidade para poder estudarem o ensino médio. Poderia estudar em sua aldeia, através da mediação tecnológica. O pedido daquela comunidade é que os jovens não precisem sair de sua rotina, para estudarem”, destacou Crispin. 

Livros

Lazinho sugeriu, sendo aprovado na Comissão, o convite ao secretário estadual de Educação (Seduc), Suamy Vivecananda, para explicar o episódio que envolveu a tentativa de recolher livros nas escolas, que depois foi abortada. “É importante, pois dá a possibilidade de o secretário se explicar”, completou Follador. 

Matérias 

Na reunião, foi distribuído o PL 326/19, de autoria do presidente Laerte Gomes (PSDB), que institui o Dia Estadual do Adventista, no âmbito do Estado de Rondônia, cabendo ao deputado Ismael Crispin a relatoria. 

O deputado Crispin emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei 304/19, de autoria do deputado Jean de Oliveira (MDB), que insere a Festa do Leite, realizada no distrito de Palmeiras, em Nova Mamoré, no calendário de eventos oficiais de Rondônia. 

Ismael Crispin relatou a favor aos Projetos de Decreto Legislativos, de autoria de Laerte Gomes; o PDL 091/19, que concede o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Nielsen Teodoro dos Reis; o PDL 092/19, que concede o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Renato Romão de Araújo; e o PDL 093/19, que concede o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Robert Tramontina Gravena.

Fonte: Assessoria

RESTAURANTE PAULISTA
anuncie aqui
Comentarios